Dra. Thayane Escalda Giacomelli
MEI com dívidas perderá o CNPJ!
A Receita Federal prorrogou para o dia 30 de setembro o prazo para que microempreendedores individuais (MEIs) regularizem suas dívidas.
O prazo final era dia 31/08/2021.
Os débitos podem ser pagos utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou por meio de parcelamento, opções que estão disponíveis no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.
Engana-se quem pensa que a única obrigação fiscal do MEI é o pagamento da guia DAS mensalmente.
É necessário, também, realizar a declaração anual. Caso não o faça, está sujeito ao pagamento de multa.
Caso a regularização não ocorra, os débitos abertos serão enviados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União. Mesmo que as dívidas não cancelem o CNPJ, empreendedores inadimplentes terão prejuízos tributários e direitos previdenciários, como a perda da condição de segurado do INSS.
Como regularizar o MEI em atraso
Os microempreendedores inadimplentes podem regularizar sua situação, porém não podem mais utilizar o CNPJ.
Devem fazer outro cadastro para gerar um novo CNPJ e voltar a modalidade de MEI. Se você perdeu seu CNPJ, faça o processo a seguir e regularize os seus débitos. Mas atenção, se o débito já estiver em dívida ativa não será possível parcelar desta maneira.
Solicite o parcelamento da dívida
No Portal Gov.br/MEI solicite o parcelamento da dívida. Os débitos do MEI vencidos podem ser parcelados em até 60 meses, com parcelas mínimas de R$50,00.
Faça o parcelamento da dívida
A liberação do parcelamento é feita apenas se as declarações Anuais (DASN-Simei) estiverem em dia.
Verifique essa informação acessando o portal. Caso não esteja com as declarações em dia, faça o envio e aguarde dois dias para solicitar o parcelamento. A liberação dos débitos e do parcelamento dependem dessa informação.
As declarações atrasadas podem ser feitas no momento do acesso, porém, junto com a declaração será emitido um recibo para pagamento da multa pelo atraso.
Após essa etapa, acesse o Portal Gov.br/MEI, selecione “Já sou MEI”, “Pagamento de Contribuição Mensal e Parcelamentos”, “Parcelamento” e siga as instruções.
Verifique os débitos, confirme a opção pelo Parcelamento, imprima a guia da primeira parcela e faça o pagamento até a data de vencimento.
Nos meses seguintes, você deverá acessar o portal, emitir as guias e fazer os pagamentos todos os meses.
Caso não faça o pagamento da primeira guia no prazo ou fique três meses seguidos sem fazer o pagamento do parcelamento, o acordo será cancelado.
MEIs que já deram baixa em suas empresas podem parcelar seus débitos, mas também precisam ter feito as declarações anuais.
Fonte: Sebrae
Acompanhem nossas postagens e mantenha-se informado.

Dra. Thayane Escalda Giacomelli
OAB/SP 404.249
Se você quer entender o direito de uma forma descomplicada, nos siga nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/escaldaadvocacia
Facebook: https://www.facebook.com/EscaldaAdvocacia
Site: https://www.escaldaadvocacia.com/
☎️ (11) 2427-3024
📧 thayane@adv.oabsp.org.br